Tratamentos de Combustível

TRATAMENTOS DE GASÓLEO

Somos certificados no tratamento de gasóleo e respetivos depósitos desde maio de 2015. Recuperamos gasóleo contaminado através de depuração centrífuga, analisamos a quantidade e tipo de bactérias responsáveis pela contaminação e determinamos o tipo de bactericida a usar, como corretivo ou preventivo. 

 

Contaminação:

O gasóleo está sujeito a diversos tipos de contaminação, não só proveniente do transporte por vezes pouco cuidado, como também devido a fenómenos naturais durante o armazenamento. A contaminação é principalmente devida a poeiras com partículas abrasivas e água.

No interior dos depósitos existe água proveniente de condensação da humidade do ar, a água com o enxofre acelera a degradação do depósito, as partículas provenientes desta deterioração vão colmatar rapidamente os filtros e provocar sérios danos no motor, nomeadamente no sistema de injeção que como sabemos é de extrema precisão.

No caso dos grupos geradores, mesmo antes de provocar danos no motor começaremos por notar instabilidade na energia elétrica.


Solução:

É frequente nos navios e nas instalações de produção de energia em contínuo, que utilizam como combustível o gasóleo, ser utilizado o sistema de separação centrífuga, o qual utiliza uma depuradora para purificar o combustível. Os separadores centrífugos fazem a separação contínua de uma ampla gama de sólidos diferentes, de um ou dois líquidos. As centrífugas de alta velocidade são usadas principalmente na separação de fluidos.

Devido à força centrífuga dos separadores, a água e as partículas com a maior densidade são recolhidas na periferia (exterior) do rotor do separador. Ambas as fases de fluido são então descarregadas através de saídas separadas.

Desde 1996 que a Auge instala este tipo de equipamentos em montagem fixa nas centrais termoelétricas de “Prime Power”, sendo que, atualmente dispõe de um equipamento móvel com o qual se pode purificar o combustível nas instalações do cliente.

 

Algumas características de qualidade do gasóleo:

• Aparência: O Diesel deve apresentar-se límpido e isento de materiais em suspensão como poeira, ferrugem, água, etc. Estes contaminantes, quando presentes, podem reduzir a vida útil dos filtros e mais grave ainda bloquear o sistema de injeção, prejudicando o bom funcionamento dos motores e outros equipamentos.

• Teor de enxofre: O enxofre é um elemento indesejável em qualquer combustível devido à ação corrosiva de seus compostos e à formação de gases tóxicos como SO2 (Dióxido de Enxofre) e SO3 (Trióxido de enxofre), que ocorre durante a combustão do produto. Na presença de água, o trióxido de enxofre leva à formação de ácido sulfúrico (H2SO4) que é altamente corrosivo para as partes metálicas dos equipamentos, além de ser poluente.

 

A seguinte apresentação sobre contaminação do gasóleo pretende sensibilizar as empresas nossas clientes para a possível existência de contaminantes e/ou de bactérias nos depósitos gerais (cisternas) e depósitos diários, assim como para as consequências na manutenção e operação dos grupos geradores.

 

ÁGUA E SEDIMENTOS

A presença destes contaminantes, são altamente prejudiciais ao Diesel pois prejudicam a combustão além de acelerar a saturação dos filtros e provocar danos ao sistema de combustível. No sistema de armazenagem estes contaminantes tendem a depositar no fundo dos tanques, a presença de água favorece a deterioração do Diesel pelo desenvolvimento de colônias de bactérias. O aparecimento de colónias de bactérias passou a ser mais penalizante desde que o Gasóleo à venda no mercado passou a ter adicionado uma percentagem de Biodiesel.

 

TEOR DE CINZAS

É o teor de resíduos inorgânicos, não combustíveis, formados após a combustão do produto contaminado que se apresentam como abrasivos, os quais a partir de determinada quantidade prejudicam os pistões, câmara de combustão, etc.

  

PONTO DE ENTUPIMENTO DE FILTRO

Na prática, o ponto de entupimento representa a temperatura ambiente na qual o Diesel começa a causar o entupimento dos filtros, provocando dificuldade de bombeio e de atomização para queima. Estes problemas são causados pela cristalização das parafinas (compostos presentes no diesel) e pela água, se presente no combustível mesmo em muito pequenas quantidades.

  

CONTAMINAÇÃO BACTERIOLÓGICA

A AUGE realiza análises bacteriológicas com o objetivo de caracterizar o estado atual dos combustíveis armazenados nos depósitos que fornecem os grupos geradores com vista à tomada de medidas para evitar danos nos sistemas de injecção do equipamento, essencialmente devido à contaminação com origem em fenómenos naturais durante o armazenamento, mas também devido à existência de colónias de bactérias provenientes da mistura de Biodiesel atualmente presente no Gasóleo. 

O desenvolvimento destes contaminantes é altamente prejudicial ao Diesel, pois além de acelerar a saturação dos filtros também prejudicam a combustão e provocam danos no sistema de injecção. No sistema de armazenagem estes contaminantes tendem a depositar-se no fundo dos tanques. 

A presença de água no combustível, proveniente da condensação da humidade do ar, favorece a deterioração do diesel não só pela reacção com o enxofre como pelo desenvolvimento de colónias de bactérias. O aparecimento de colónias de bactérias passou a ser mais penalizante desde que o gasóleo à venda no mercado passou a ter adicionado uma percentagem de Biodiesel.

 

 

Bactérias no interior do depósito

A existência de bactérias acelera os processos de corrosão e favorece a colmatação de tubagens. Em alguns casos a propagação de colónias é visível à superfície do reservatório. A depuração centrífuga permite separar lamas e água do combustível armazenado, purificando-o de forma a atenuar a colmatação dos filtros e a possível falha do sistema de injecção dos grupos geradores.

A alteração da composição química do combustível promove incrustações de difícil limpeza e reparações avultadas nos grupos geradores.

 

 

 

O valor deste serviço será calculado de acordo com a quantidade de combustível que necessite tratar. 

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